Pessoa Jurídica x Pessoa Física

Empreendedor

Empreendedor nunca acredita muito nessa coisa de que as pessoas têm de separar o "ser trabalhador" do "ser humano", ou do "ser que vive a vida".

No ato de empreender, a coisa se mistura tanto, a começar pelo sonho que é o sonho de quem? Do ser trabalhador? De jeito nenhum, é do ser humano!

Empreender é uma mistura da PJ com a PF

Mas é trabalho? Ok, mas esse conceito de trabalho também é uma coisa meio diferente para o empreendedor... Enfim, empreender é uma mistura maluca da pessoa jurídica com a pessoa física. Não tem jeito.

Em outros universos de trabalho, em grandes organizações, por exemplo, talvez as pessoas tinham uma boa separação entre a PJ e a PF. Tinham, penso. Mas isso mudou também.

De um lado, os negócios estão cada vez mais competitivos, complexos e complicados, o que faz com que poucas pessoas possam "não dar muita bola" para o que rola na empresa e chegar em casa e viver unicamente a PF. Não dá mais, acredito.

De outro, do lado da PF, com o advento das mídias sociais não dá mais para separar a PF da PJ. O RH, seu colega do lado e o chefe, estão certamente no Facebook, Instagram, Linkedin, e lêem tudo o que você escreve ao longo do dia ou na madrugada na balada.

Não dá mais para ir para casa e "desligar" da empresa e nem dá mais para "desligar" a empresa da gente quando não estamos PJ. É complicado ser PF na mais pura essência e achar que o mundo não está vendo/lendo/observando. Só se você viver 100% offline, o que não dá mais hoje.

Até podemos ser 100% PF, mas temos que arcar com as conseqüências de todo mundo saber o que fazemos, pensamos, quem apoiamos e quem detestamos.

Certa vez, numa palestra sobre ética digital, o palestrante mostrou o perfil (na época aberto) de uma pessoa que estava na platéia e que participava de uma comunidade no Orkut chamada "gosto de fazer amor beijando".

Foi um "uhhhhhh" geral quando todos viram que a pessoa que o palestrante mostrava na tela estava presente na sala. A própria o olhava com aquela cara de "por que você fez isso comigo?!" e o palestrante lhe dizia: "isso está aberto para mais de 1 bilhão de pessoas, por que se constranger com apenas essas 100 aqui presentes?".

Assim como na mídia não existe mais essa coisa de online e offline. É tudo junto e misturado o tempo todo.

Acho que não existe mais também a coisa de "estar PF" ou "estar PJ" em nossas vidas. O que é bom. Confuso às vezes para quem não se ligar, mas bom no longo prazo. Seremos cada vez mais nós mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso cérebro é preguiçoso?

Renove o Gás Empreendedor