Renove o Gás Empreendedor
Todo mundo conta – eu também já falei! – a tal história de que no ideograma chinês, crise é igual a oportunidade, ou algo assim e que, portanto, temos que ficar de olho, atentos para os "trens" que possam estar passando.
Parece algo fácil de acreditar, bonito de falar, mas complicado de executar.
Coisas que nos distraem e que temos de ficar atentos
1. Notícias
Ler os jornais e os sites pela manhã se tornou um banho de mau humor, pessimismo e notícia ruim.É preciso ficar atento, pois além destas péssimas notícias diárias, tem coisas boas acontecendo por aí, mas como as pessoas estão no humor de CRISE, os filtros acabam se voltando exageradamente para esse lado.
2. Informações
É muito complicado entender uma crise, quando se está no meio dela. Em todas as crises é assim.Black Swan é uma teoria interessante que vale para refletir. Tentar olhar "de fora" é um bom exercício também.
3. Papos
As conversas no mundo dos negócios, em muitos casos, são outro banho de pessimismo e de notícias ruins.Novamente, tem que ter cautela com o que se ouve, pois é difícil dizer se os fatos narrados correspondem ao que está acontecendo realmente já que o feeling é ruim e conduz tudo assim.
4. Sinais
Em momentos como o que estamos vivendo fica mais difícil ler os sinais que nosso negócio nos dá. Podemos estar acertando na estratégia, mas sofrendo com a crise.Podemos também estar errados no foco e na estratégia e simplesmente justificando tudo com a crise.
É preciso uma autocrítica muito forte. Tanto para o bem quando para o mal.
5. Ação e reação
Como não dá para não agir, sempre fica a dúvida se ao agir ficamos mais precavidos contra a crise ou se passamos justamente a nos mover em função dela.6. Mudanças
Tocar um negócio é estar em constante alerta e sempre trabalhando com a mudança.No momento atual, é preciso ainda mais atenção, pois as crises e os avanços estão mudando radicalmente muitas indústrias, quebrando paradigmas na marra e criando novas oportunidades.
Difícil é conseguir enxergar tudo isso em meio a essa enorme neblina.
7. Automotivação
Empreendedor é automotivado, ou seja, tem que se auto-alimentar com otimismo, energia, gás, pique, etc. E neste momento, tem dias que fica difícil mesmo.Mas não podemos desistir, nem nos deixar tomar pelas coisas que listei aí em cima.
"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar."A "volta por cima" tem que acontecer e depende, mais do que nunca, de cabeças empreendedoras, motivadas, inovadoras, com filtros das informações do mundo bem regulados e, claro, com uma boa dose de otimismo, apesar de todos os pesares.
Henry Ford
Por mais lugar comum e auto-ajuda que isso seja, tem horas que a gente tem que dizer para nós mesmos (e para quem está à nossa volta): Vamos em frente!
Comentários
Postar um comentário